Think Health Think PROHS

Soluções de Serviço Central de Esterilização

A questão do controlo de infecções em ambiente hospitalar é um problema importante e complexo.

A definição da correta localização da Central de Esterilização é crucial e deve ter em conta as considerações e necessidades de um sector do hospital, que possui requisitos específicos, devendo ser localizada estrategicamente em relação ao Bloco Operatório e restantes serviços que a vão utilizar.

Quando projetamos uma central de esterilização temos em conta não só a dimensão e configuração do hospital, mas também o número de camas, de salas de operação, de cirurgias efetuadas por dia, número de camas dos cuidados intensivos e tipos de especialidades médicas, bem como a quantidade de material em stock e consumido.

A PROHS dispõe de um gabinete de projeto e desenvolvimento especializado em SCE, que acompanha cada projeto desde a fase de conceção até à sua entrega completamente finalizada e testada, atendendo às especificações do cliente e às normas legais da cada país.

Serviço Central de Esterilização

Área de descontaminação

Sala de Lavagem / Desinfeção

É a área onde se recebe o material contaminado, proveniente dos vários serviços, para ser processado, devendo por isso ter um fácil acesso. Aqui o material é lavado e desinfetado. O Serviço Central de Esterilização dispõe de equipamento adequado que permite a total remoção da sujidade dos materiais.

Efetua-se uma pré-lavagem manual e/ou em tinas ultrassónicas e uma desinfecção térmica em máquinas de lavar e desinfectar instrumentos. Nesta zona é removida 90% da carga microbiana - itens mal lavados são itens não esterilizáveis. Por fim são utilizadas pistolas de ar comprimido, limpo e seco para secar os instrumentos.

Área de Inspeção

Nesta zona procede-se à triagem dos instrumentos para verificação do estado de limpeza, secagem e operacionalidade.

Esta operação é fundamental pois os processos a jusante não removem a sujidade nem secam os instrumentos.

Não são necessários quaisquer equipamentos especiais, apenas bancadas em aço inox para colocar os dispositivos a serem inspecionados.

Área de Empacotamento de Esterilizados

Preparação e embalagem

Nesta área os instrumentos são devidamente acondicionados e/ou embalados para o processo de esterilização a que vão ser sujeitos posteriormente.

Para o efeito são utilizadas máquinas de selar de manga mista e bancadas de empacotamento em aço inox.

Sala de Esterilização

Zona onde se encontram os esterilizadores. O carregamento dos dispositivos é realizado com recurso a carros de carga próprios que auxiliam a colocação da carga no interior da câmara de esterilização.

Os Esterilizadores Horizontais a Vapor de Água PROHS têm como base do seu funcionamento o controlo dos parâmetros de Temperatura e Pressão com vista à completa eliminação de todos os microrganismos vivos.

Área de Armazenamento de Esterilizados

Zona estéril

Área separada fisicamente da restante central de esterilização através de uma barreira sanitária. Nesta zona é realizada a descarga dos instrumentos e contentores devidamente esterilizados com recurso a carros próprios, seguindo posteriormente para o armazém de esterilizados.

Armazenamento

A área de armazenamento dos materiais esterilizados exige condições especiais antes da sua distribuição. Os sistemas para armazenamento devem ser arejados e selecionados tendo como base a rotação dos materiais e o seu tipo. Para este efeito utilizam-se suportes murais e centrais construídos em aço inox.

O material esterilizado é posteriormente distribuído pelos respetivos serviços, sendo transportado em carros herméticos, especialmente concebidos para o efeito.

Voltar ao topo